A Secretária de Estado para a Ciência, Tecnologia e Inovação, Alice de Ceita e Almeida, realizou ontem dia 4 de Outubro de 2023, uma visita ao Instituto Geológico de Angola-IGEO, sito na Centralidade do Kilamba, em Luanda, uma instituição pública vocacionada para a gestão do conhecimento geocientífico e do potencial mineiro do território nacional e para a elaboração da cartografia geológica, geoquímica e hidrogeológica, e que desenvolve actividades de investigação e desenvolvimento experimental de cariz geológico-mineiro.
Esta visita visou conhecer as principais actividades que são desenvolvidas pelo Instituto Geológico de Angola, suas fortalezas e debilidades, encorajar o prosseguimento das actividades conducentes ao aumento do conhecimento, visando a sua adequação ao regime jurídico do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, e incentivar a recolha e actualização de dados que podem ser úteis para os indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação.
O laboratório do Instituto Geológico de Angola, que assume a gloriosa missão de fornecer serviços de pesquisa científica para projecto de pesquisa Geológica e ajuda a estabelecer um sistema completo, sólido e nacional do trabalho geológico nacional de Angola. O laboratório utiliza os patrões internacionais e conceitos modernos da gestão com base no ISO 17025.
Este laboratório é constituído pelo Centro de Luanda, Centro Regional do Lubango e Centro Regional de Saurimo. Os três centros ocupam uma área total de 57.90 m2 e a área total de construção de 19.566 m2.
O Centro de Luanda visitada ontem pela Secretária de Estado para a Ciência, Tecnologia e Inovação, Alice de Ceita e Almeida, ocupa uma área de 44.650 m2 e a área de construção de 12.640 m2, incluindo quatro unidades principais, edifício sede, edifício do laboratório, laboratório de preparação física, auditório e restaurante.
O Instituto Geológico de Angola, abreviadamente designado pelo “IGEO”, é uma pessoa colectiva de direito público dotada de personalidade jurídica e de autonomia administrativa, financeira e patrimonial, criado a luz do Decreto Presidencial nº 16/19, de 9 de Janeiro, tem por objecto assegurar o conhecimento geocientífico e do potencial riqueza mineira do território nacional mediante a promoção, execução e coordenação da investigação e cartografia geológica, bem como elaborar estudos sobre os recursos minerais e rochas neles existentes, prestar serviços especializados, visando contribuir para o desenvolvimento sustentado de acordo com a política e a estratégia do Sub-Sector de Geologia e Minas estabelecidas.
Acompanharam a Secretária de Estado para Ciência, Tecnologia e Inovação, Alice de Ceita e Almeida nesta visita, o Director Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, António Alcochete, Directora do Gabinete de Tecnologias de Informação e Comunicação Institucional, Antónia Djamila de Lima, Consultores da Secretária de Estado para a Ciência, Tecnologia e Inovação, Gabriela Pires e César Alves, e técnicos deste Departamento Ministerial.
Leave a Reply