O vencedor do Campeonato Mundial de Robótica receberá uma bolsa do Centro de Formação Técnica do Instituto de Telecomunicações (CFITEL), anunciou terça-feira em Luanda o ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social.
Mario Oliveira elogiou os competidores que conquistaram a medalha de prata e terminaram em segundo lugar no Campeonato Mundial de Robótica, realizado em Cingapura, de 6 a 11 deste mês.
Ainda mais, frisou que os alunos receberam formação da Angola Robotics and Technology (Arotec), uma start-up angolana na área da robótica e tecnologia. “Eles competiram contra potências mundiais e os resultados da competição contra 191 países são prova disso”, disse ele.
O ministro acrescentou que a Arotec é parceira do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social na exposição e na realização de algumas actividades. “É uma das startups que apoia jovens na área da robótica.”
Enfatizou que os cinco representantes angolanos participantes no concurso são a partir de agora também “embaixadores” do programa espacial nacional e vão trabalhar com o Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN) para dar mais contributos ao programa de satélites e ao programa espacial nacional espaço da ciência.
“Acredito que estes cinco jovens irão certamente dar um grande contributo para o programa espacial nacional juntamente com outros quadros nacionais”, afirmou. Mário Oliveira reconheceu que a juventude angolana tem demonstrado um grande potencial, especialmente em “Os vencedores representam um exemplo do que esperamos que seja um farol para todos aqueles interessados em abraçar os campos da programação e da ciência robótica.”
Homenagem
Na ocasião, o Ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social entregou presentes a cada membro da equipa em reconhecimento aos cinco vencedores.Jonilson Correia, director da Empresa de Robótica de Angola (Arotec), disse que organizam regularmente campeonatos de robótica a nível nacional. No ano passado, cinco estudantes foram selecionados para competir no Campeonato Mundial em Singapura, disse ele.
“No Mundial deste ano ficamos em segundo lugar. Esta é a quinta edição que participamos e é voltada especificamente para alunos de 14 a 18 anos”, explica.
Jonilson Correa esclareceu que a natureza da competição é semelhante à dos Jogos Olímpicos, que todos os anos se realizam em diferentes países, acrescentando que o “Primeiro Desafio Global” convida os países a enviarem equipas para apresentarem projectos relacionados com a robótica.
O director da Arotec informou que Angola conquistou o segundo lugar nesta edição do Campeonato Mundial de Robótica, o segundo lugar em África e o primeiro lugar na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e na Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).
O percurso
Nos play-offs, Angola ficou em 34º lugar entre os 191 países participantes com 60,22 pontos. A pontuação mais alta do país foi de 105 pontos. A pontuação total do país foi de 250 pontos, obtida em dez jogos.
Contudo, Angola é representada este ano por Luís da Silva, Clevánio Loa e Edmilson Marques, todos alunos da turma 13 de Engenharia Mecânica e Electrotécnica do Politécnico Dom Damião Franklin, e Joaquim Júnior, da turma 13 de Electrónica e Telecomunicações, do Instituto de Telecomunicações (ITEL), Manual Marcos, também nível 13, do Curso de Instrutor de Eletrônica e Automação Industrial de Luanda (IPIL).
Os estudantes angolanos são coordenados por Marco Zeca e orientados por Cristóvão Cacombe, ambos da Arotec.
Concurso
De referir que esta competição internacional denominada “Primeiro Desafio Global” já participou em 191 países, contando com a participação de mais de mil estudantes de vários países. A competição deste ano centra-se em inovações e soluções nos setores limpos e renováveis. vitalidade.
Portanto, o Primeiro Desafio Global é um desafio no estilo olímpico. Os competidores deverão construir e programar um robô que execute diferentes tarefas com base nos temas apresentados no desafio de engenharia.
Fonte: JornalAngola
Leave a Reply