Ministerio da Educacao ensaia novo modelo de docencia

Ministerio da Educacao ensaia novo modelo de docencia

Nos últimos anos, o Ministério da Educação tem demonstrado um compromisso inabalável com a melhoria da qualidade da educação em nosso país. Reconhecendo os desafios enfrentados pelo sistema educacional, o ministério está empenhado em buscar soluções inovadoras que possam elevar os padrões de ensino e aprendizado.

Nesse contexto, o Ministério da Educação iniciou um ousado projeto de ensaio, que visa testar e desenvolver um novo modelo de docência. Esse projeto é um passo significativo em direção a uma abordagem de ensino mais eficaz e eficiente, alinhada com as demandas do mundo contemporâneo.

No âmbito da reforma curricular 2023-2027, está previsto que o ensino assistido unipessoal, ou seja, incluindo um professor a tempo inteiro e dois auxiliares de ensino, seja aplicado em regime piloto nas quinta e sexta turmas desta escola. ano, o Ministério da Educação disse na Roménia na segunda-feira, dia 16, que a Anda começou a formar 36 professores do ensino primário de 18 províncias do país, que serão formados em métodos de integração de conhecimentos curriculares.

A primeira fase implementará o sistema de ensino único assistido em 144 escolas em 18 províncias do país (8 escolas em cada província) e deverá reduzir as disciplinas de 9 para 7 para integrar o conhecimento curricular e vincular campos modelo STEM (ciência, tecnologia , matemática, engenharia e arte).

Vita Goveia Emanuel, vice-diretora do Instituto Nacional de Avaliação e Desenvolvimento Educacional (INADE), disse que a fase experimental terá a duração de cinco anos, sendo a fase final dedicada à avaliação do impacto das mudanças.

Nesta ocasião, Caetano Domingos, Diretor do Instituto Nacional de Formação de Pessoal Educativo, explicou que as mudanças curriculares em curso no país estão a pressionar o Ministério da Educação a conceber um novo currículo baseado na operacionalidade dos planos de ensino, a perspectiva da integração do conhecimento.
O evento formativo de cinco dias é garantido por formadores nacionais e estrangeiros no âmbito do programa.